sexta-feira, 17 de outubro de 2014

São Benedito - O Santo Preto















Conforme escrito anteriormente os escravos já possuíam suas crenças, essas já trazidas de seu continente originário (África).
Porém ao chegarem no Brasil se depararam com uma situação conflitante para suas práticas religiosas: a Igreja Católica, pois a época era a religião dominante, então o jeito encontrado pelos escravos foi transferir o culto aos Santos Católicos, por esse motivo então foi incorporado ao Marambiré a simbologia ao Santo São Benedito, que pela sua cor preta foi chamado o "santo preto". Benedito era de família descendente da África. Seus avós eram etíopes, Benedito era filho de Cristovam Manasseri e Diana Larcan.
O pai fora escravo de um rico senhor, Vicente Manasseri, e dele recebera o sobrenome. Diana, sua mãe, fora libertada por um cavalheiro da Casa de Lanza. E como os escravos tomavam o nome de seu senhor, veio a chamar-se Diana Larcan ou de Lanza.
Nasceu livre quanto à condição de escravo.
Benedito foi pastor de ovelhas.
Aos dezoito anos, Benedito se abrasou no amor do Senhor e demonstrou interesse em se dedicar totalmente a Jesus. Com muitos sacrifícios, conseguiu comprar uma junta de bois, e com eles passou a ganhar alguns trocados e socorrer os pobres, isso durou até completar vinte e um anos de idade.
Depois entrou em um eremitério de Santa Dominica, na região de Caronia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário