sexta-feira, 17 de outubro de 2014

História da dança

A dança do Marambiré veio junto com um grupo de escravos, que se instalaram em Pacoval, refugiados de Santarém.
Referiram-se ao Marambiré como sendo uma festa folclórica, uma folia de reis fazendo referências aos Reis Magos.
Em relação a religiosidade, os negros tinham as suas próprias crenças, eles tinham os seus orixás. A Igreja Católica não aceitava essa religião, devido a religião católica ser predominante e dominante na época. 
Assim, para a mesma "aceitar" os negros diziam que os orixás eram santos, ou seja, nesse sentido eles enganavam a igreja católica para continuarem a cultuar aquilo que eles mais acreditavam.
Com a catequese dos missionários eles aprenderam o cristianismo, se aproximaram lentamente da cidade de Alenquer. No Vilarejo Pacoval, era festejado o São Benedito, o Santo Preto da época dos Santos Reis, durante o qual os negros promoviam o Rezado, para comemorar o fim do sofrimento da escravidão e as perseguições, eles festejavam agradecendo a são Benedito as promessas alcançadas com  o Congado e o Marambiré. Segundo pesquisas existem dois Marambiré distintos, mas que sempre se conectam
O Marambiré de Pacoval é considerado mais um ritual religioso em devoção ao Santo (São Benedito). E o Marambiré de Santarém que é considerada também uma dança de salão.

6 comentários: